Carpa Cabeçuda

Essa espécie, conhecida também como carpa-cabeça-grande, não tem nada de pequena. O macho pode atingir até 112 centímetros de comprimento. Os dois nomes populares de certo modo se justificam. A cabeça é responsável por 25% de seu tamanho. Peixe de água doce, essa carpa foi introduzida no Brasil. É originária da China (Ásia), mas está presente hoje em quase todo o mundo. Visualmente, como característica principal, tem inúmeras pequenas manchas negras dispersas pelo corpo. Também apresenta escamas pequenas e uniformes, e uma boca gigante. Assemelha-se muito à carpa-prateada. Ao se alimentar, uma curiosidade: faz uma espécie de bombeamento de água para dentro da boca, de forma a filtrar os micro-organismos que lhe interessam. Pode, inclusive, nadar de boca aberta. Por isso mesmo é comum observá-la na superfície dessa maneira. A dica para fisgá-la é preparar ou comprar massas que se dissolvam lentamente na água, sobretudo ao usar o sistema chuveirinho. É preciso cortar os anzóis laterais do acessório para não machucar o corpo do peixe. Essa espécie também costuma atacar pequenos plugs de superfície.

  • Nome popular: Carpa cabeçuda
  • Nome científico: Hypophthalmichthys nobilis
  • Família: Cyprinidae
  • Distribuição geográfica: Atualmente essa espécie já tem distribuição global.
  • Descrição: Alimenta-se de pequenos organismos aquáticos (por isso é chamada de espécie zooplanctófaga), microalgas, rotíferos e pequenos crustáceos.

Voltar

Rio Doce Piscicultura

Elaboramos o consorciamento adequado de espécies para o seu lago, de acordo com a sua finalidade!

Praça Coronel José Pires - 49 A - Centro
São João da Boa Vista - SP
CEP - 13.870-243

contatos@riodocepiscicultura.com.br

+55 (19) 3633.8587
+55 (19) 98961.8180

Obrigado!! Sua mensagem foi enviada para nossos colaboradores. Em no maximo 24 horas estaremos respondendo sua mensagem.