Pirapitinga

Peixe de escamas; corpo romboidal, alto e comprimido; nadadeira adiposa sem raios; cabeça pequena; dentes molariformes. A coloração é cinza arroxeado uniforme nos adultos e cinza claro com manchas alaranjadas nos jovens. Pode alcançar 80cm de comprimento total e 20kg, embora exemplares desse porte não sejam comuns.

  • Nome popular: Pirapitinga, Caranha
  • Nome científico: Piaractus brachypomus
  • Família: Characidae
  • Distribuição geográfica:Bacias amazônica e Araguaia-Tocantins.
  • Ecologia: Espécie herbívora, com tendência a frugívora. Permanece nos rios durante a época de seca e entra nos lagos, lagoas e matas inundadas durante as cheias, onde é comum encontrá-la debaixo das árvores se alimentando dos frutos/sementes que caem na água. É importante nas pescarias comerciais e na pesca esportiva.

    Equipamentos: Os equipamentos mais recomendados são do tipo médio/pesado e pesado para os grandes exemplares. As linhas devem ser de 17, 20, 25 e 30 lb. Deve-se usar empates curtos, por causa dos dentes e da boca pequena da pirapitinga. Os anzóis devem variar dos n°s 2/0 a 8/0.

    Iscas: As iscas devem ser frutos/sementes da região, as preferidas pela espécie, e minhocuçu.

    Dicas: A pesca com anzol é mais fácil quando o peixe está batendo. A isca de minhocuçu, por exemplo, deve ser arremessada na batida do peixe.

Voltar

Rio Doce Piscicultura

Elaboramos o consorciamento adequado de espécies para o seu lago, de acordo com a sua finalidade!

Praça Coronel José Pires - 49 A - Centro
São João da Boa Vista - SP
CEP - 13.870-243

contatos@riodocepiscicultura.com.br

+55 (19) 3633.8587
+55 (19) 98961.8180

Obrigado!! Sua mensagem foi enviada para nossos colaboradores. Em no maximo 24 horas estaremos respondendo sua mensagem.
Fale Conosco pelo WhatsApp