Tambatinga

O interesse em obter novas espécies de peixes com melhores características comerciais, facilitando o manejo e tornando o produto mais atraente para o mercado consumidor, tem levado piscicultores, pesquisadores e especialistas a recorrer ao uso de técnicas de manipulação genética. Na combinação variada de genes, diversas alternativas têm surgido, com destaque para o processo de hibridação, que visa produzir animais com mais vigor para ganho de peso, resistência a doenças, tolerância a variações ambientais e uma carne de melhor qualidade.

  • check_circle_outline  Nome Espécie:  Tambatinga
  • check_circle_outline  Nome Científico:  Tambaqui/Pirapitinga
  • check_circle_outline  Descrição:  Resultado do cruzamento induzido entre a fêmea do tambaqui (Colossoma macropomum) e o macho da pirapitinga (Piaractus brachypomus), duas espécies amazônicas, a tambatinga (C. macropomum x P. brachypomus) é um exemplo dessa prática de aprimoramento de peixes para cultivo. Em comparação aos seus progenitores, o híbrido, sobretudo em pisciculturas realizadas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, apresenta ganhos de peso médio bastante superiores.
  • check_circle_outline  Ecologia:  Descendente de duas espécies amazônicas, a tambatinga gosta de clima quente. Tem boa convivência com outros peixes, inclusive sua criação pode ser consorciada com tilápias, pintados, carpas, lambaris e matrinxãs, contribuindo para a diluição dos custos do cultivo.
  • check_circle_outline  Equipamentos:  Descendente de duas espécies amazônicas, a tambatinga gosta de clima quente. Tem boa convivência com outros peixes, inclusive sua criação pode ser consorciada com tilápias, pintados, carpas, lambaris e matrinxãs, contribuindo para a diluição dos custos do cultivo.
  • check_circle_outline  Iscas:  De corpo redondo e comprimido, a tambatinga tem, especialmente entre os que apresentam peso acima de 2 quilos, o ventre de coloração levemente amarelada. Possui escamas e coloração clara, sendo as pontas das nadadeiras caudal e anal avermelhadas. Ao ser capturada no anzol, a espécie costuma saltar da água, característica apreciada pelos pescadores esportivos. Por isso, é muito encontrada em locais de pesca recreativa.
  • check_circle_outline  Dicas:  Não exige muitos. Também não demanda qualquer manejo diferente em relação ao cultivo de espécies tradicionais. A possibilidade de ser criado com outros peixes é outro indicativo de que a criação de tambatinga não demanda cuidados especiais.

Veja todas as espécies  

Solicitar Orçamento

f
Rio Doce Piscicultura

Elaboramos o consorciamento adequado de espécies para o seu lago, de acordo com a sua finalidade!


Fale Conosco pelo WhatsApp
expand_less