Tucunaré Amarelo

Os tucunarés são os peixes esportivos brasileiros mais representativos da extensa família dos Ciclídeos. A diversidade de cores e padrões de listras é grande: do vermelho ao esverdeado, do amarelo ao azulado, com faixas e pintas de variados padrões. Mas todos têm em comum o formato característico do corpo (alongado), com a cabeça grande e a mandíbula protuberante.

  • check_circle_outline  Nome Espécie:  Tucunaré Amarelo
  • check_circle_outline  Nome Científico:  Cichla Ocellaris
  • check_circle_outline  Família:  Cichlidae (Ciclídeos)
  • check_circle_outline  Distribuição Geográfica:  Sua distribuição ocorre nas Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins. Amplamente introduzido na Bacia do Prata, principalmente no Alto-Paraná e açudes no Nordeste do Brasil. Já é encontrado em alguns lagos na região do Pantanal. Durante a época da seca, habita principalmente as lagoas marginais, partindo para a mata inundada (igapó) durante as cheias. Na ausência de lagos, o Tucunaré abriga-se em remansos, pois não são apreciadores de águas de forte correnteza
  • check_circle_outline  Descrição:  Predador por excelência, são as únicas espécies de peixes da Amazônia que perseguem a presa, ou seja, após iniciar o ataque, dificilmente desistem até conseguir capturá-las. Quase todos os outros peixes predadores desistem após a primeira ou segunda tentativa mal sucedida. Considerado símbolo da pesca esportiva no Brasil, possui tamanha voracidade que é capaz de atacar anzóis mesmo sem isca.
  • check_circle_outline  Dicas:  Ovíparo. Não realizam migrações, formam casais e escolhem áreas espraiadas ou remansos para construir o ninho, desovar e cuidar da prole. Na natureza geralmente começam a desovar na seca (setembro) e continua até o final do período chuvoso (janeiro). Fazem uma espécie de ninho utilizando pequenas pedras. Com cerca de 12 a 18 meses atingem a maturidade sexual, os pais cuidam da prole rigorosamente, o macho na época da reprodução desenvolve um “calombo” em sua cabeça, que na verdade é uma reserva de gordura, já que este praticamente não come quando está protegendo a prole.

Veja todas as espécies  

Solicitar Orçamento

f
Rio Doce Piscicultura

Elaboramos o consorciamento adequado de espécies para o seu lago, de acordo com a sua finalidade!


Fale Conosco pelo WhatsApp
expand_less